Abacate
|
Nome Família: Lauráceas
Há mais de 500 variedades de abacateiros, o que explica os muitos tipos de abacate, diferentes no tamanho, forma, peso, coloração dos frutos, com diferentes tipos de polpa, fibras, caroço e casca. O avocado (variação híbrida do abacate) possui a casca um pouco mais rugosa e geralmente a coloração castanho-escuro na maturação.
Abacaxi
|
Nome Família: Bromeláceas
O abacaxi é rico em sais minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio, manganês e magnésio. Além disso, é fonte das vitaminas A, B, C, fibras e açúcares. Contém a enzima bromelina que auxilia na digestão e na redução de inflamações.
Abiu
|
Nome Família: Sapotaceae
Fruto de paladar muito agradável rico em vitaminas A, complexo B e C. Reputado como de grande utilidade nas afecções do aparelho respiratório e como tônico geral.
Ameixa
|
Nome Família: Rosaceae
Destaca-se pelo alto teor de água (84,8%), pelo baixo valor calórico, por não conter gordura, por ser rico em potássio, fonte de fibras e vitamina C. Contém também cálcio, magnésio, manganês, fósforo, ferro, cobre, zinco, vitaminas A, B1, B6, niacina, proteína e carboidrato. Além disso, é uma fruta muito indicada para pessoas que possuem prisão de ventre, por ser um alimento laxante.
Atemóia
|
Nome Família: Anonaceae
Devido à presença de potássio em sua polpa, a atemoia auxilia na redução da pressão arterial, pois esse mineral é vasodilatador. Usado pelo nosso corpo para equilibrar a água, o potássio é também elemento necessário para a contração muscular. Uma dieta rica nesse mineral é ótima para os praticantes de atividades físicas em geral.